Henry

Secullum

Novidades


26/04/2018

Além das horas extras

O trabalhador brasileiro não pode se recusar...


O trabalhador brasileiro não pode se recusar a fazer horas extras. Contudo, essa regra deve estar expressa em contrato ou prevista em acordo coletivo de trabalho. Sendo assim, o empregado não pode se negar, sem justificativa prevista em Lei, a trabalhar além do seu horário habitual.

 

Porém, a CLT assegura a saúde do trabalhador limitando as horas extras a, no máximo, duas horas diárias. Ou seja, um funcionário que trabalha em regime de oito horas pode permanecer a serviço da empresa por, no máximo, 10 horas por dia, mediante pagamento com acréscimo das horas excedentes.

 

No Japão, o excesso de horas de trabalho vem causando mortes devido à estafa dos trabalhadores e virou tema de debate sobre saúde pública. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar aferiu que 23% das empresas japonesas têm funcionários em tempo integral que fazem mais de 80 horas extras mensais, excedendo o limite saudável. Em algumas indústrias, esse número chega a 40%.

 

Não somente as empresas exigem muito dos seus funcionários, mas há um problema de entendimento dos japoneses, na hora de equalizar as obrigações profissionais e seu bem estar. Uma pesquisa realizada pelo governo daquele país mostrou que 90% dos trabalhadores não entendem o conceito de equilíbrio entre o trabalho e a vida. Quatro entre cinco pessoas afirmaram que cancelariam qualquer compromisso pessoal, caso seu chefe pedisse que trabalhasse fora do horário normal de expediente.

 

Para combater o problema, muitas empresas japonesas têm se esforçado para garantir que seus funcionários aprendam sobre a importância da qualidade de vida e desenvolvam o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

 

Fonte: ABREP

< Voltar

Veja Também

ENTRE EM CONTATO



Totalseg - Belém
Fone: (91) 3299 0800
Endereço: Tv. Dom Romualdo de Seixas, nº351/353A - Umarizal - CEP 66050-110 - Belém-PA - Ver no mapa


Totalseg - Manaus
Fone: (92) 3622 8080
Endereço: Rua Cândido Mariano, nº188 - Centro - CEP 69020-300 - Manaus-AM - Ver no mapa
Beatek Pro Eletronic Secullum Henry BraParking Mauser

Copyright 2013 - Todos os direitos reservados