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29/09/2017

Montando a Equipe de Trabalho

Não tente trabalhar sozinho durante o período de crise.


Cerque-se de uma equipe e ajudem-se uns aos outros a passarem por esse tempo difícil. Monte a equipe com antecedência, não espere até que a crise apareça. Crise é diferente de problema; é um evento imprevisível que,  potencialmente, provoca prejuízo significativo a uma organização ou empresa e, logicamente, a seus empregados, produtos, serviços, às suas condições financeiras e à sua reputação.

 

O gerenciamento de crise não é uma série mecânica de regras, procedimentos e atividades, mas deve consistir em uma linha de processos com a finalidade de se antecipar à natureza complexa de cada evento crucial. Os procedimentos para a preparação de equipes de gerenciamento de crises nas organizações dependem do fortalecimento da cultura organizacional, para que seus membros possam superar a crise sem causar problemas para a organização. Muitos problemas internos poderiam ser superados se seus colaboradores mantivessem uma postura de resiliência diante da crise.

 

Assim, sugere-se fazer a seleção da equipe ao se dar início às primeiras etapas de preparação para a comunicação, sendo que, 
preferencialmente o chefe de sua organização deve fazer parte da equipe, bem como a pessoa designada para fazer a comunicação. Escolha uma pessoa de cada segmento importante da organização e todos os demais "pontas de estaca", isto é, os que fazem parte de cada grupo também farão parte da equipe em uma crise. Não esqueça os membros "não tradicionais" da equipe; essas pessoas ajudam a construir ou quebrar qualquer plano. Junte o líder de telecomunicações (os operadores), o líder de segurança e a pessoa responsável pela área da recepção e, talvez, um gerenciador de recursos.

 

O lado positivo do fato de envolver um amplo grupo de pessoas de várias áreas é que você estará iniciando, com antecipação, o processo de desenvolvimento do plano para toda a organização e, també, de apoio à comunidade. No entento, se você desejar manter um grupo menor para que possam tomar decisões de maneira eficiente, o número ideal deve ser de cinco a oito membros.

 

Deve-se dar a cada membro da equipe responsabilidades específicas, além de prover informação da área em que é especializado: Quem será o porta-voz? Quem será o responsável pela organização física do local (designação de salas, telefones etc)? Quem manejará os aspectos legais? Quem será a pessoa chave para reunir informações? Os membros da equipe necessitam de habilidades extras, como ouvir bem, manter o foco, ter bom planejamento, ser confiáveis, ter conduta, calma e habilidade para trabalhar com os demais.

 

Fonte: Revista Security Brasil

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